Por que é importante ter mais de um Backup

A resposta para esse questionamento é simples. Nunca estaremos 100% seguros, podemos chegar bem perto, mas não é possível garantir 100% de certeza de que os dados estarão seguros e protegidos. Como é possível chegar perto da segurança de 100%? O recomendado é ter várias opções de backups, sejam equipamentos físicos projetados para essa função, softwares, nuvem ou a junção de todas estas ferramentas. Muitas vezes pessoas ou até mesmo empresas não dão a devida atenção ao backup. Buscando alternativas de baixo custo e mantendo apenas uma opção. Podemos imaginar alguns cenários que podem ocorrer que colocariam a prova a opção de backup escolhida.

Exemplo. Empresa com servidores locais e backup local.

Caso venha ocorrer alguma pane elétrica, poderá danificar o servidor e o backup por estarem sendo alimentados pela mesma rede elétrica. O mesmo vale para incêndio, enchente e roubos, pois estará tudo no mesmo ambiente físico. Existe também a possibilidade do servidor ser infectado com vírus e ter seus dados criptografados juntamente com o backup.

Nestes casos, a opção de um backup redundante ou adicional em nuvem, poderia ser utilizado para restaurar os dados.

Este é apenas um exemplo, e como foi utilizada a hipótese de restaurar os dados salvos em nuvem, poderíamos enfrentar dificuldades para com o tempo na restauração dos dados, bem como para reinstalação e configurações dos sistemas e serviços que também foram perdidos e precisarão ser reestabelecidos.

Certamente não é algo simples a escolha de qual ou quais ferramentas serão utilizadas para realização do backup. É necessário planejamento entre a equipe técnica que estará executando o trabalho e os gestores responsáveis por dimensionar e aprovar os valores do investimento.

Temos abaixo uma notícia que trata de um fato ocorrido em 2019 com provedor de hospedagem.

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/147647-400-mil-sites-fora-ar-ransomware-sequestra-servidores-smarterasp-net.htm?fbclid=IwAR24vKWdcWxzfqjGDAtVpCc3MHnEU0CrPHnuFOiAiPIOQJAizPNZV_onDAk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *